
01 / O QUE É
02 / DIA INTERNACIONAL
03 / CAUSA E CURA
“Esclerose” significa “cicatriz”, ou seja, a EM é um conjunto de cicatrizes de lesões em células do Sistema Nervoso. Trata-se de uma doença neurológica rara, crônica, degenerativa e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões no cérebro e na medula. Ela pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, problemas de visão e audição, sensação de formigamentos e “choques elétricos” pelo corpo, alterações na sensibilidade da pele, fraqueza muscular, prejuízo do equilíbrio e da coordenação motora, dores articulares, depressão, ansiedade e até mesmo disfunção intestinal e da bexiga.
O 30 de maio é um dia internacional para a ação, visando ampliar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) e fortalecer a rede global entre organizações de pacientes, familiares, médicos e demais profissionais da saúde que convivem com EM em todo o mundo. Sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, melhores são as chances de controlar a progressão da doença. Estima-se que existam cerca de 2,3 milhões de pessoas com EM no mundo, sendo cerca de 40 mil só no Brasil.
Ainda não se sabe exatamente o que causa a doença, embora haja indicações de uma predisposição genética. Também não existe ainda uma cura definitiva, mas cada vez mais a EM tem sido foco de estudos ao redor do mundo, possibilitado o avanço no tratamento e uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.