O que é Esclerose Múltipla ?

“Esclerose” significa “cicatriz”, ou seja, a EM é um conjunto de cicatrizes de lesões em células do Sistema Nervoso. Trata-se de uma doença neurológica rara, crônica, degenerativa e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões no cérebro e na medula. Ela pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, problemas de visão e audição, sensação de formigamentos e “choques elétricos” pelo corpo, alterações na sensibilidade da pele, fraqueza muscular, prejuízo do equilíbrio e da coordenação motora, dores articulares, depressão, ansiedade e até mesmo disfunção intestinal e da bexiga.
O 30 de maio é um dia internacional para a ação, visando ampliar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) e fortalecer a rede global entre organizações de pacientes, familiares, médicos e demais profissionais da saúde que convivem com EM em todo o mundo. Sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, melhores são as chances de controlar a progressão da doença. Estima-se que existam cerca de 2,3 milhões de pessoas com EM no mundo, sendo cerca de 40 mil só no Brasil.
Ainda não se sabe exatamente o que causa a doença, embora haja indicações de uma predisposição genética. Também não existe ainda uma cura definitiva, mas cada vez mais a EM tem sido foco de estudos ao redor do mundo, possibilitado o avanço no tratamento e uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

Veja nosso Vídeo Institucional

Galeria de fotos

Diretoria Agapem

Ricardo Faria

Presidente Agapem RS

Mauricio Zelanis

Diretor Financeiro

Cassiane Vivan

Conselho e Marketing

Junior de Oliveira

Secretário e Conselho

Correspondentes

Conheça nosso time

Andrea Gonçalves

Correspondente e Conselheira Agapem

Andréa

Correspondente e Conselheira Agapem

Leonel Dias

Correspondente e Conselheiro Agapem

Carla Vargas

Correspondente e Conselheira Agapem

Ivone Albuquerque

Correspondente e Conselheira Agapem

Virna Joseane

Correspondente e Conselheira Agapem

Daniel Lau

Correspondente e Conselheiro Agapem

Empresas parceiras

Você pode contribuir de muitas maneiras, e uma delas é levar qualidade de vida as pessoas com EM.

conheça nossos parceiros

SEJA nosso PARCEIRO

Atividades

Agosto Laranja

Nossa Missão:

Aproximar as Pessoas com Esclerose Múltipla e pessoas físicas ou jurídicas, leigos ou profissionais, que possam oferecer melhores condições de tratamento e de convivência.

Nossos Valores

Atuar com transparência e honestidade proporcionando aos portadores de Esclerose Múltipla e seus familiares uma melhor qualidade de vida não deixando de agir com a responsabilidade, integridade e coerência.

Visão:

Promover compreensão dos problemas, com orientações baseadas em experiências, aconselhamento profissional, assistência direta ou indireta, amizade, encorajamento e sentido de unidade comum contra a Esclerose Múltipla.

Sobre nós

A Agapem tem a missão de aproximar os portadores de Esclerose Múltipla e pessoas físicas ou jurídicas, leigos ou profissionais, que possam oferecer àqueles melhores condições de tratamento e de convivência.

Fale Conosco

Todos os direitos reservados AgapemRS

Fale com a Agapem
1
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Atendimento Agapem
Olá 👋!
Como podemos te ajudar?