Esclerose Múltipla e suas diferenças

Esclerose Múltipla e esclerose lateral amiotrófica qual a diferença - AGAPEM RS

Esclerose Múltipla e a Esclerose Lateral Amiotrófica, qual a diferença?

Esse texto é para ajudar as pessoas que ainda se confundem e acham que a EM e a ELA são a mesma doença. Enquanto a esclerose lateral amiotrófica é classificada como uma doença neuromuscular, por acometer os neurônios alfa, a Esclerose Múltipla trata-se de uma doença desmielinizante e inflamatória, tendo a desmielinização como a sua base.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Já em relação a Esclerose Múltipla, trata-se de uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central.

Agora, precisamos diferenciar os sintomas entre as duas doenças. Em relação a Esclerose Múltipla 85% dos casos ocorrem em surtos neurológicos (pioras e melhoras) e 10-15% podem ter curso progressivo e já em relação a Esclerose Lateral Amiotrófica todos os casos ocorrem com perda de força progressiva, vagarosa.

Em relação aos sintomas de alteração de sensibilidade, na Esclerose Múltipla são muito comuns: formigamentos, agulhadas na pele e dores neuropáticas. Já em relação a ELA, a sensibilidade não é acometida, os pacientes não apresentam formigamentos. Sobre a expectativa de vida, com Esclerose Múltipla é praticamente igual à da população geral, enquanto a ELA, tem uma expectativa de vida de 5 anos, após o diagnóstico.
Analisando a comparação dos sintomas, podemos perceber que as doenças são bem diferentes e o único ponto em comum entre elas é o nome. Aproveitamos para reforçar que sempre que você tiver algum sintoma ou dúvida sobre a doença, o melhor caminho é buscar orientação do meu médico.

Deixe seu comentário abaixo

Compartilhe essa ação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Sobre nós

A Agapem tem a missão de aproximar os portadores de Esclerose Múltipla e pessoas físicas ou jurídicas, leigos ou profissionais, que possam oferecer àqueles melhores condições de tratamento e de convivência.

Fale Conosco

Todos os direitos reservados AgapemRS

Fale com a Agapem
1
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Atendimento Agapem
Olá 👋!
Como podemos te ajudar?